Leroy Merlin | Má experiência

09:18


Hello hello :)
Em agosto contei-vos que coloquei (ou andava a colocar) chão flutuante em casa. Na altura surgiram dúvidas nos vários posts que falei, eu inclusive procurava respostas e como tal, decidi fazer este post para relatar a minha experiência. Aliás, a minha má experiência.
(Gostava de pedir que divulgassem o link deste post pelas vossas redes sociais pois é algo que gostava que chegasse ao máximo pessoas possível)

Bom, a minha casa é habitada (óbviamente), apesar de ter 20 anos não é uma casa velha e aquilo que pretendíamos era colocar chão flutuante por cima do mosaico, uma vez que este tornava a casa fria no inverno.

ꟷ  Escolha do chão  
A primeira coisa a fazer quando se quer trocar um chão é exatamente escolher o chão que se quer. E aqui há vários fatores a ter em conta: a aparência (cor), o uso e os rodapés. Ou seja, têm de definir que cor querem que o chã tenha, se querem claro ou escuro, mais acastanhado ou mais cinzento, se lhe vão dar pouco uso ou muito uso (há chãos mais resistentes que outros) e que rodapés vão escolher para fazer "pandam" com o chão. Parece um passo simples e básico mas acreditem que não é e demorar horrores (olhem que até descalça andei numa loja para conseguir ver se gostava do "toque" do chão, ahah). No meu caso escolhi um chão parecido ao da imagem, um pouco mais claro, e escolhi o AC4 (sendo que o AC1 é o menos resistente e o AC5 é o mais resistente); não escolhi o AC5 porque esse normalmente é o que se utiliza em superfícies comerciais.

ꟷ  Pedir orçamentos  
A não ser que sejam ricos, peçam vários orçamentos em diferentes superfícies comerciais, pois o chão que num local custa X noutro custa Y. Quando pedirem o orçamento, certifiquem-se que sabem: o preço por metro do chão, o preço por metro do rodapé, o preço da mão de obra e quais as garantias que a superfície comercial vos dá. No meu caso pedi vários orçamentos e apesar da Leroy Merlin ser um pouco mais cara, optei por esta. O porquê é simples: 2 anos de garantia na instalação e 25 anos de garantia do chão (caso tenha algum problema).

ꟷ  As obras  
Preparem-se que vai haver muito pó em vossa casa e pó fininho, daquele que é super difícil de limpar. Andei para aí um mês a limpar aquele pó até conseguir que saísse. Preparem-se também que, no caso da casa ser habitada, vão ter a dor de cabeça de mover móveis, fazer o chão aos bocados (porque há móveis que não saem da divisão) e tenham muita paciência. A duração depende muito, no meu caso tinham 3 quartos, 1 corredor e uma sala e a duração da obra foi de 7 dias.

ꟷ  Resultado final: compensa?  
Sem dúvida que o resultado final é BRU-TAL. No meu caso coloquei para "aquecer" a casa ou melhor, para isolar mais a casa para que esta no inverno aqueça, porque no inverno nem com o recuperador de calor conseguia aquecer a casa. Agora, um mês de recuperador de calor aceso consigo dizer-vos que resulta! A minha casa já aquece... Ao ponto de aquecer tanto que numa destas noites nem consegui dormir com tanto calor, imaginem...

ꟷ  Preço  
Bom, ao todo paguei 1800€ para colocar o chão nas divisões que vos disse em cima. Se achei caro? Achei... Não é nada barato, não está ao alcance de todos. Mas vá, também não sei quanto custa colocar outro tipo de pavimento.


ꟷ  A minha experiência  
"Então mas o que correu mal Minnie?" Bom, após escolher o chão, o rodapé e tudo e tudo, marcaram-me uma visita a casa por um técnico. Na altura que o técnico veio cá medir a casa e analisar os materiais que iam ser necessários, a minha mãe estava cá de férias. Ele mediu, analisou, anotou tudo e a minha mãe perguntou se não podia fazer a instalação numa data em que ela cá estivesse ainda de férias porque era complicado eu ficar sozinha (com o namorado a trabalhar), com as obras. Ele disse que não e que só tinha vaga no final de agosto/início de setembro, que seria ao fim de semana (para eu não ter de faltar ao trabalho), que demorava apenas dois dias e que não era necessário ela preocupar-se porque ele traria um ajudante com ele e tinha rodas para movimentar os móveis, etc. etc. Ok. A minha mãe ficou tranquila e descansada da vida.

Atrasos
No dia em que o instalador veio pela primeira vez, eu tinha-me deitado tardíssimo (cerca das 3h30 da manhã) porque tinha ido ao Porto buscar o meu carro novo. A hora combinada eram 8h30 da manhã. Ele chegou às 11h30, já depois de eu lhe ter tentado ligar, de ligar para a loja, etc. No dia a seguir, combinámos às 09h30 apareceu de novo às 11h30. Fui percebendo ao longo dos dias que ele andava na minha "obra" e ao mesmo tempo desenrascava outras pessoas, trabalhava em vários locais tudo ao mesmo tempo. No primeiro dia, depois de chegar às 11h30 doi almoçar Às 13h e voltou Às 16h30. 
Durante toda a instalação os atrasos foram uma constante, o que me levava ao extremo dos nervos.

Mentiras
Nunca em momento algum teve algum, apareceu o ajudante que ele "prometeu" à minha mãe... Nunca! E as rodas que falou para mover móveis? Também não! Já estão a imaginar quem é que andou a arrastar móveis, a acartar material, etc. certo? Pior foi ele a dizer-me "Nunca pensei que chegasse à obra e tivesse móveis para movimentar/desmanchar" e eu fiquei WTF. 
E agora a melhor parte... Aquilo que era para demorar 2 dias demorou 7, leram bem, SETE. Dias que tive de pedir para faltar no trabalho, pois o namorado não podia mesmo faltar.
Ou seja, mentiras atrás de mentiras.

Impingir-me coisas
Desde o início da obra que esteve constantemente a falar mal da Leroy Merlin, a dizer que vendiam os materiais mais baratos, e que eu tinha pago muito pelo chão, que se tivesse comprado na loja dele saia mais barato, e que os perfis da Leroy Merlin não eram bons, e que não precisava de tela, que nunca tinha aplicado com tela e bla bla bla...
Sempre a falar mal da Leroy Merlin, a vangloriar a loja dele e a propor-me que devolvesse materiais à Leroy Merlin e comprasse a ele. Não o fiz! Não o fiz. A única coisa que lhe comprei foram os perfis de transição (aquelas barrinhas que se colocam nas portas a separar as divisões) porque supostamente na Leroy Merlin não havia do tamanho das minhas portas.

Telefonemas
Percebi também que estava constantemente a receber telefonemas, ora de clientes a quem ainda não tinha acabado o trabalho, ora de clientes a reclamar que algo não tinha ficado bem instalado, ora a Leroy Merlin a informar que uma instalação tinha sido reclamada, ora da loja dele (própria)
Confesso que a dado momento fiquei apreensiva, mas para além dos atrasos e da lentidão do homem, o trabalho até estava a ficar bem feito (achava eu que não percebo nada disto).
Para não falar que passava o tempo todo ao telefone.

"Importa que ficou bem aplicado"
Pois, esse era o meu pensamento... Queria é que ficasse bem aplicado, XPTO. Afinal 1800€ é muito dinheiro e a Leroy Merlin (mais concretamente a Melom) é uma superfície comercial de renome. E o meu pensamento ao longo de toda a obra foi "demore o tempo que demorar quero é que fique tudo impecável". 
O homem lá ia tapando um buraco com silicone, lá ia cortando um pouco torto e lá me ia dizendo que o problema da instalação do chão estava a ser o facto da minha casa ser VELHA, espantem-se.
No último dia, a cortar uma porta EXTERIOR, não mediu a porta, cortou a olho e cortou em demasia; disse-me que aquilo se resolvia com não sei o quê que se comprava na Leroy Merlin e eu, já tão farta do homem, lá assenti e pronto. Tapei a fresta da porta com um rolo e segui a minha vida.
Durante uma semana encontrei 5 centopeias em minha casa (NOJO), achei estranho, mas sei lá... Um dia olhei para ao pé da porta em questão e vejo montes de bichos e lixo... Fez-se um clique e percebi logo de onde vinha a bicharada dos últimos dias. Arredei a cortina e TCHARAN: bichos e mais bichos, lixo e mais lixo.

Reclamação à Leroy Merlin
Decidi ir à Leroy Merlin reclamar a situação. Adivinhem quem por curiosidade estava na loja? Sim sr, o técnico. Começou a dizer que já sabia o que eu estava a falar e que ia lá arranjar... Depois de ele ir embora, falei com a sra da Leroy Merlin e disse que não o queria mais em minha casa. Afinal tinha deixado um mau trabalho, não arranjou nem remediou e agora que se viu com o cu apertado já ia lá casa... Ela compreendeu perfeitamente e agendou a ida de um novo técnico ao local para avaliar a situação.

Avaliação da obra
No início de novembro, um novo técnico veio a minha casa para analisar a tal porta mal cortada e a obra no geral, uma vez que é um procedimento habitual. A dada altura o sr. diz-me assim "sabe, a porta é o menor do seu problema. Os cortes estão todos mal feitos, não se utiliza silicone para tudo e para nada, os rodapés de cerâmica não foram retirados e os novos apenas foram colados, tem chão riscado, tem chão partido, tem os perfis todos mal cortados, tem silicone por todo o lado, tem as portas mal cortadas, tem os acabamentos todos mal feitos". Eu disse-lhe que o silione era porque a casa era velha e que ele me disse que era assim. O sr. só me disse "Prepare-se porque o seu chão vai ser todo substituído e os rodapés igualmente. E uma coisa lhe garanto, não há casas velhas, há é pessoas que não sabem o que estão a fazer e garanto-lhe que este "técnico" nunca mais vai trabalhar na Leroy Merlin". Sendo que me contou uma data de coisas que já tinham acontecido com a pessoa em questão.

Substituição do chão | Ativação da garantia
O novo técnico fez uma avaliação por escrito da obra, tirou imensas fotografias e remeteu tudo ao Leroy Merlin. O Leroy Merlin assumiu a má instalação e a substituição de tudo. "Mas vais pagar alguma coisa?" Não. Nada. Lá estão os 2 anos de garantia da instalação. "Ah, então ótimo, uma maravilha, vais ficar com um chão novo e não pagas nada de nada" em primeiro lugar não tinha de pagar nada porque não fui eu que danifiquei e não, não é uma maravilha porque vou ter de perder novamente imenso tempo com as obras e mais pó e mais tudo novamente... Ainda por cima depois de tudo o que aconteceu estou com aquela sensação de que não vai correr bem, não vai ficar bem... Sei lá... Medos.

Leroy Merlin
Entre a obra inicial, a reclamação, avaliação, decisão e nova instalação, já se passaram 3 meses... Leram bem. TRÊS! Mas esta semana vão iniciar-se as obras e eu vou rezar que vá correr tudo bem desta vez, que seja menos custoso, que não demore tanto tempo e que tudo fique resolvido de uma vez por todas.
Uma coisa que não gostei foi da postura da Leroy Merlin. Fui sempre eu que tive de ligar ou dirigir-me à loja para o processo andar... Parece que se esqueciam. O processo andou de mão em mão, falei com um monte de pessoas diferentes e tinha sempre de reiniciar a história.
Confesso que fiquei muito desiludida com a postura desta superfície superficial que tinha em boa conta.

E como não quero que achem que estou a exagerar, vou deixar-vos com algumas fotos dos "problemas" detetados pela avaliação do novo técnico:











Desde já desculpem o tamanho do post mas sinto que tinha de escrever isto pois como eu, montes de gente muda o chão e faz este tipo de obras, pelo que me parece importante estas divulgações.

Mega beijinho*

Também podes gostar de...

30 comentários

  1. Nestas situações temos que ser tão chatos insistentes que chateia quando as pessoas responsáveis deveriam resolver o que lhes compete e não deixar-nos cheios de problemas e aldrabices... Enfim... Espero que consigas resolver tudo da melhor forma desta vez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello :)
      Sim, está tudo a resolver-se mas confesso que foi ainda um longo caminho.
      Beijinho*

      Eliminar
  2. Beeem, cá em casa também compramos o chão lá MAS fomos nós que o colocamos e ficou BEM melhor do que as fotos que mostras! Minha nossa :|
    Também não paguei tanto pelo chão, mas na altura estava numa super promoção xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me digas nada :(
      A questão é que decidimos contratar um serviço para ficar XPTO... Imagina.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Ai, o que o homem fez à porta :o É maluco :| Espero que desta vez tudo fique resolvido.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Mel... Se soubesses o que já passei com isto tudo...
      Beijinho

      Eliminar
  4. Beeeeem só pelas fotografias... Que desastre :\ Eu tenho chão flutuante nos quartos das "minhas" duas casas e em nada se compara a esse. E isso de se ver por baixo da porta é um bocado estranho até porque esse chão não deve apanhar água porque estraga-se :\

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... Nem digas nada... Já me chateei tanto.
      felizmente está a resolver-se.
      BEijinho

      Eliminar
  5. As obras estão horríveis e é bom que te façam isso de novo :O
    O homem só pode ser maluco da cabeça, o chão flutuante tem de ser bem aplicado caso contrário daqui a um ou dois tem o chão estragado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu sei... Mas o sr. pelos vistos não sabia.
      Beijinho

      Eliminar
  6. Fogo é preciso ter azar :/
    Espero que tudo se resolva .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Azar? Acho que dizer que tive azar é ser simpática xD
      Beijinho

      Eliminar
  7. Posso dizer que meus pais tem já vai fazer mais de 15 anos nos quartos e estão como novos
    mas o teu o que faltou foi os bons acabamentos
    fogo uma pessoa paga para ter as coisas implacáveis não para isso
    e triste
    nem sei que te diga
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo... Paguei e senti-me roubada! Enfim.
      BEijinho***

      Eliminar
  8. Bem mas que trabalho péssimo. De facto acredito que a culpa seja sim do técnico e que esse deveria ser despedido. Que vergonha de trabalho, não é preciso muito cérebro para perceber como isso se faz.

    Espero que corra tudo pelo melhor desta vez

    http://ayellowrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Nunca pensei... Por acaso tinha a Leroy Merlin em muito boa conta mas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, mas depois disto... Duvido que volte a servir-me dos instaladores deles...
      Beijinho

      Eliminar
  10. Que pena que isso aconteceu :(
    Por acaso nunca nem fui à loja xD
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  11. Realmente pelo preço que pagaste isto é inadmissível. Vou partilhar linda!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // MEGA GIVEAWAY DE NATAL //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que devia estar bordado a ouro e eu nem sei.
      Beijinho

      Eliminar
  12. Pois , realmente não fizeram um grande serviço não ! E sendo que não é um serviço propriamente barato e que ainda trás algum (para não dizer muito) transtorno à vida das pessoas obras deste tipo em casa , não se portaram nada bem !
    Beijinhos .
    (Pink Stuff)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paguei só da aplicação 600€... Enfim.
      Beijinho

      Eliminar
  13. Bem, fiquei sem palavras. Quando vim para a minha casa ela já tinha sofrido imensas obras. Uma delas era soalho flutuante na sala, corredor e quartos. Quando vim para cá morar é que comecei a aperceber-me de alguns problemas também, mas nada semelhante ao que te aconteceu! Infelizmente temos que ter mil olhos!

    Espero que a obra agora fique bem feita e ao vosso gosto ;)

    ResponderEliminar
  14. Pois... Eu agora também já vejo tudo de outra forma, já analiso, já sei se está bem ou mal. Mas quando não fazia ideia, acreditei no dito "técnico".

    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Espero bem que tudo se resolva!!! Nó pusemos o nosso, 70m2 feitos num fim-de-semana e nunca tinha posto... Esse senhor é um incompetente!
    Fora isso tens de ter espaço entre o as tábuas e a parede, colar com silicone pode fazer com que o chão não se consiga mover e empolar...
    Vai correr bem desta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me digas nada :(
      É um desespero estas coisas :(
      Agora já está tudo a correr bem.
      BEijinho

      Eliminar
  16. Fez muito bem em tornar público o seu testemunho! A verdade é que em muitos serviços existem maus profissionais, e infelizmente a si tocou-lhe um num trabalho que já por si só é muito chato!
    E pelas fotos que vi deixe-me que lhe diga, teve mais que motivos para apresentar uma reclamação. Imagino é a chatice toda que isto deu, quando a verdade só queria era ter um chão novo!

    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Olá J*
    Obrigada pelo teu comentário, a propósito, podes tratar-me por tu :)
    A mim tocou-me um péssimo profissional como pode ver... E é como dizes, é um trabalho chato, de muita sujidade e com alguns transtornos a nível pessoal... Uma chatice.
    Pior é que eu ao início achava os erros normais porque o dito técnico convenceu-me disso, que a minha casa era velha e bla bla bla...
    Enfim...
    Já estou a ver o fim diso, o que é bom.
    Beijinho**

    ResponderEliminar